A Conmebol fez mudanças em suas competições entre clubes (Copa Libertadores e Copa Sul-Americana) há pouco tempo e essas mudanças ocasionaram no aumento de vagas de classificação para cada uma delas. No Brasil, se classificavam cinco equipes para a Copa Libertadores (o campeão da Copa do Brasil e mais quatro pelo campeonato brasileiro, no famoso G-4). Agora com as mudanças, o Campeonato Brasileiro não dá mais quatro vagas, dá seis. Virou o não muito famoso G-6.
E se esse G-6 existisse antes? Quais os clubes que teriam se classificado para a Libertadores nos anos anteriores? Aqui está um levantamento das equipes que se classificariam, desde de 2003 quando começou os pontos corridos.Campeonato Brasileiro 2003: Esse campeonato se classificaram cinco, pois o Cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil e abriu mais uma vaga. No caso, se fosse G-6, o sétimo colocado se classificaria. Então, Inter e Atlético-Mg ficariam com as vagas.
1- Cruzeiro
2- Santos
3- São Paulo
4- São Caetano
5- Coritiba
6- Internacional
7- Atlético-MG
Campeonato Brasileiro 2004: Corinthians e Goiás seriam os beneficiados. Santo André foi o campeão da Copa do Brasil e conquistou a outra vaga.
1- Santos
2- Atlético-PR
3- São Paulo
4- Palmeiras
5- Corinthians
6- Goiás
Campeonato Brasileiro 2005: Fluminense e Atlético-PR seriam os beneficiados. Paulista de Jundiaí foi o Campeão da Copa do Brasil e ficou com a outra vaga.
1- Corinthians
2- Internacional
3- Goiás
4- Palmeiras
5- Fluminense
6- Atlético-PR
Campeonato Brasileiro 2006: O Internacional foi campeão da Libertadores 2006 e abriu mais uma vaga no G-4, que ficou com o Paraná. Vasco e Figueirense seriam os beneficiados com o G-6. Flamengo ficou com a vaga da Copa do Brasil.
1- São Paulo
2- Internacional
3- Grêmio
4- Santos
5- Paraná
6- Vasco
7- Figueirense
Campeonato Brasileiro 2007: Esse campeonato se classificaram cinco porque o Fluminense foi o campeão da Copa do Brasil e abriu vaga para o quinto colocado. Grêmio e Palmeiras fechariam o G-6.
1- São Paulo
2- Santos
3- Flamengo
4- Fluminense
5- Cruzeiro
6- Grêmio
7- Palmeiras
Campeonato Brasileiro 2008: Flamengo e Inter seriam os beneficiados. A vaga da Copa do Brasil ficou com o Sport Recife.
1- São Paulo
2- Grêmio
3- Cruzeiro
4- Palmeiras
5- Flamengo
6- Internacional
Campeonato Brasileiro 2009: Palmeiras e Avaí seriam os beneficiados. A vaga da Copa do Brasil ficou com o Corinthians.
1- Flamengo
2- Internacional
3- São Paulo
4- Cruzeiro
5- Palmeiras
6- Avaí
Campeonato Brasileiro 2010: Atlético-PR e Botafogo ficariam com as outras duas vagas. Santos foi o campeão da Copa do Brasil.
1- Fluminense
2- Cruzeiro
3- Corinthians
4- Grêmio
5- Atlético-PR
6- Botafogo
Campeonato Brasileiro 2011: O Vasco foi o campeão da Copa do Brasil e abriu mais uma vaga que ficou com o Internacional. São Paulo e Figueirense seriam beneficiados pelo G-6.
1- Corinthians
2- Vasco
3- Fluminense
4- Flamengo
5- Internacional
6- São Paulo
7- Figueirense
Campeonato Brasileiro 2012: O Corinthians foi o campeão da Libertadores e abriria uma vaga que seria do Botafogo, sétimo colocado. O Vasco seria mais um beneficiado. A vaga da Copa do Brasil ficou com o Palmeiras.
1- Fluminense
2- Atlético-MG
3- Grêmio
4- São Paulo
5- Vasco
6- Corinthians
7- Botafogo
Campeonato Brasileiro 2013: Vitória e Goiás seriam os beneficiados pelo G-6. A vaga da Copa do Brasil ficou com o Flamengo.
1- Cruzeiro
2- Grêmio
3- Atlético-PR
4- Botafogo
5- Vitória
6- Goiás
Campeonato Brasileiro 2014: Atlético-MG venceu a Copa do Brasil e abriria mais uma vaga. Fluminense e Grêmio seriam os beneficiados nessa edição.
1- Cruzeiro
2- São Paulo
3- Internacional
4- Corinthians
5- Atlético-MG
6- Fluminense
7- Grêmio
Campeonato Brasileiro 2015: Inter e Sport seriam os beneficiados. Palmeiras ficou com a vaga da Copa do Brasil.
1- Corinthians
2- Atlético-MG
3- Grêmio
4- São Paulo
5- Internacional
6- Sport
Então o Internacional seria o clube que conquistaria mais vagas se o G-6 existisse antes. Seriam três vagas no total. Palmeiras, Atlético-PR, Figueirense, Goiás, Fluminense, Vasco, Grêmio e Botafogo ficariam com duas vagas cada. Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Avaí, São Paulo, Vitória e Sport Recife ficariam com uma vaga cada.
3 vagas |
2 vagas |
2 vagas |
2 vagas |
2 vagas |
2 vagas |
2 vagas |
2 vagas |
2 vagas |
1 vaga |
1 vaga |
1 vaga |
1 vaga |
1 vaga |
1 vaga |
1 vaga |