domingo, 21 de junho de 2020

Mundial de Clubes 2011

          O Mundial de Clubes de 2011 foi a oitava edição da competição organizada pela Fifa. A copa voltou para o Japão depois de dois anos nos Emirados Árabes Unidos. O campeão foi o Barcelona.

Clubes participantes:
Kashiwa Reysol (Japão)
Auckland City (Nova Zelândia)
Monterrey (México)
Al Sadd (Qatar)
Esperánce Tunis (Tunísia)
Santos (Brasil)
Barcelona (Espanha)

 

Tabela:
PLAY-OFF
Kashiwa Reysol 2x0 Auckland City (Gols da partida)

QUARTAS DE FINAL
Kashiwa Reysol (4) 1x1 (3) Monterrey (Gols da partida) + (Disputa de pênaltis)
Esperánce 1x2 Al Sadd (Gols da partida)

Disputa do 5º lugar
Monterrey 3x2 Esperánce (Gols da partida)

Semifinal
Kashiwa Reysol 1x3 Santos (Gols da partida )
Al Sadd 0x4 Barcelona (Gols da partida)

Disputa do 3º lugar
Kashiwa Reysol (3) 0x0 (5) Al Sadd (Disputa de pênaltis)

FINAL
Santos 0x4 Barcelona (Lances da partida pela FIFA TV)

EXPECTATIVA 

Mesmo no Brasil, Neymar ganhou fama internacional muito rápido. Depois de conquistar a Copa do Brasil em 2010 com a liderança de Robinho, Neymar foi o protagonista na Libertadores de 2011. Fez um dos gols da final contra o Peñarol e terminou a competição com seis gols e a vice artilharia.
O ano foi muito bom individualmente. Antes de chegar ao Mundial, Neymar tinha 45 jogos, 23 gols e nove assistências. Ele deixou o dele na semifinal contra o Kashiwa Reysol na vitória por 3 a 1.
A expectativa era no confronto com o grande jogador da temporada, o argentino Lionel Messi, que tinha feito 53 gols e 24 assistências em 55 jogos pelo Barcelona na temporada 2010-11. Esses números somados a quatro gols e nove assistências na Seleção da Argentina renderam o prêmio de Melhor do Mundo na temporada 2010-11.
O primeiro jogo do Barcelona no Mundial de 2011 foi uma vitória tranquila por 4 a 0 contra o Al Sadd, do Qatar. Os espanhóis jogaram com o time quase todo reserva. Já o Santos venceu o Kashiwa como dito antes.

A FINAL 

Os dois melhores times chegaram à final e a expectativa de ver Messi vs. Neymar só aumentava. Logo no túnel, os dois craques ficaram próximos na fila. Messi era o penúltimo da fila do Barcelona e Neymar era o último na fila do Santos.
O jogo começou tranquilo. O Santos se posicionando para dificultar o jogo do Barcelona e o time espanhol tocando a bola. O Barcelona foi crescendo e o Santos não acompanhava o ritmo. Aos 16 minutos do primeiro tempo o Barcelona abriu o placar em uma triangulação entre Messi, Fábregas e Xavi, que devolveu para Messi depois de um domínio de "chaleira". Messi encobriu Rafael. Bruno Rodrigo tentou salvar de meia bicicleta, mas pegou torto na bola e ela entrou.
Aos 23 minutos, Daniel Alves ataca pela direita e cruza a meia altura na entrada da área. Durval não consegue fazer o corte, mas ainda resvala na bola. Bruno Rodrigo ataca a bola, mas a vê passando e sobrando para Xavi, que de frente para o gol, acerta um chute forte. Era o segundo gol do Barcelona.
A tática do Santos não estava dando certo. Uma linha de quatro com três zagueiros, Durval, Edu Dracena e Bruno Rodrigo, e o lateral-esquerdo Léo. O lateral-direito Danilo estava fazendo a ponta direita e não defendia.
O Santos tentou acordar e conseguiu atacar na primeira troca de passes objetiva aos 26 minutos. A troca de passes entre Neymar, Ganso e Borges resultou em chute cruzado do camisa 9 defendido por Victor Valdéz sem muita dificuldade.
Danilo se machuca e é substituído por Elano, mas não acrescenta muito. O Barcelona tocava a bola e o Santos só olhava. Tinha medo de ir na bola. O terceiro gol saiu aos 44 minutos do primeiro tempo com Fábregas após sequência de duas defesas do goleiro Rafael. O Santos estava abatido antes da metade da partida.
O segundo tempo começou diferente. Com menos de um minuto, Bruno Rodrigo cai ao receber um passe na zaga. Ele levanta e toca para Edu Dracena. O passe foi na perna ruim e Dracena ficou sem saber o que fazer. Perdeu a bola e quase saiu mais um gol com o Messi. O Santos ficou mais ligado e estava com uma proposta de contra-ataques mais rápidos. Com dois minutos, Ganso lançou Borges, que ganhou na corrida de Abidal e cruzou para o Neymar. Ele cabeceou a bola no ombro, que subiu e se perdeu na linha de fundo.
Aos 11 minutos Ganso deixou Neymar de frente para o goleiro Victor Valdéz. Neymar chutou buscando passar a bola entre as pernas do goleiro, mas Valdéz conseguiu evitar que ela passasse entre suas pernas.
O Barcelona fechou o placar em 4 a 0 com Messi, após passe de Daniel Alves, que estava na ponta esquerda. O gol foi aos 37 minutos do segundo tempo.
O placar de 4 a 0 fez Neymar dizer que naquele dia o Santos tinha aprendido a jogar futebol. Tristeza santista, mais pelo jogo ruim do que pela derrota. O placar final foi pesado e duro.

Neymar foi o terceiro melhor da competição. Xavi foi o segundo e Messi o melhor da competição e da partida final

Foi a segunda conquista do Barcelona na história

Em pé: Messi, Abidal, Thiago Alcântara, Busquets, Piqué e Valdéz
Agachados: Daniel Alves, Iniesta, Fábregas, Xavi e Puyol