quarta-feira, 18 de abril de 2018

O gol da morte

          Copa do Mundo 1994, o jogo era Estados Unidos contra a Colômbia. Os sul-americanos estavam pressionados e enfrentavam os donos da casa, em Los Angeles. A Colômbia havia perdido para a forte Romênia e não podia perder esse jogo. O Estados Unidos atacavam pela esquerda e um cruzamento a meia altura para a marca do pênalti parecia tranquilo para o zagueiro Andrés Escobar, de 27 anos, fazer o corte. Porém, ele esticou a perna direita e jogou para seu próprio gol. 1 a 0 para os Estados Unidos com um gol contra. Depois os norte-americanos fizeram o segundo e a Colômbia diminuiu no fim. 2 a 1 e a Colômbia estava eliminada.
       
Momento do gol contra 

          Escobar pediu férias do Atlético Nacional após voltar dos EUA e 10 dias depois foi assassinado em frente a uma discoteca, em Medellín. Ele foi considerado um dos principais responsáveis pela eliminação da seleção. Escobar foi abordado por Humberto Muñoz Castro acompanhado por três homens. Os quatro começaram a discutir com o zagueiro por causa do gol contra. Muñoz sacou um revólver e disparou. Ao todo foram 12 disparos em Escobar. Ele morreu a caminho do hospital.
         Oficialmente não foi comprovado que o assassinato tenha tido relação com a eliminação da Copa do Mundo. Porém, especula-se que a morte tenha sido encomendada por apostadores colombianos que perderam muito dinheiro com o resultado. A tese mais defendida é a que fala sobre um assassinato premeditado, a mando daqueles que perderam dinheiro de apostas com o resultado da Copa. Dizem também que pode ter sido a mando de narcotraficantes porque o Muñoz era guarda-costas de um dos membros de um poderoso cartel colombiano.
          Muñoz confessou o assassinato e foi sentenciado a 43 anos de prisão. Após 11 anos, ele foi solto por bom comportamento.
          Escobar lutava para melhorar a imagem do país e sua morte manchou mais ainda a fama de uma Colômbia violenta. Seu funeral foi assistido por mais de 120 mil pessoas e hoje ele é uma figura honrada em todo o país.
          Andrés Escobar conquistou a Libertadores de 1989 pelo Atlético Nacional e é um dos ídolos do clube.   


Com a camisa do Atlético Nacional 
Gols do jogo EUA x Colômbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário