quarta-feira, 18 de abril de 2018

O gol da morte

          Copa do Mundo 1994, o jogo era Estados Unidos contra a Colômbia. Os sul-americanos estavam pressionados e enfrentavam os donos da casa, em Los Angeles. A Colômbia havia perdido para a forte Romênia e não podia perder esse jogo. O Estados Unidos atacavam pela esquerda e um cruzamento a meia altura para a marca do pênalti parecia tranquilo para o zagueiro Andrés Escobar, de 27 anos, fazer o corte. Porém, ele esticou a perna direita e jogou para seu próprio gol. 1 a 0 para os Estados Unidos com um gol contra. Depois os norte-americanos fizeram o segundo e a Colômbia diminuiu no fim. 2 a 1 e a Colômbia estava eliminada.
       
Momento do gol contra 

          Escobar pediu férias do Atlético Nacional após voltar dos EUA e 10 dias depois foi assassinado em frente a uma discoteca, em Medellín. Ele foi considerado um dos principais responsáveis pela eliminação da seleção. Escobar foi abordado por Humberto Muñoz Castro acompanhado por três homens. Os quatro começaram a discutir com o zagueiro por causa do gol contra. Muñoz sacou um revólver e disparou. Ao todo foram 12 disparos em Escobar. Ele morreu a caminho do hospital.
         Oficialmente não foi comprovado que o assassinato tenha tido relação com a eliminação da Copa do Mundo. Porém, especula-se que a morte tenha sido encomendada por apostadores colombianos que perderam muito dinheiro com o resultado. A tese mais defendida é a que fala sobre um assassinato premeditado, a mando daqueles que perderam dinheiro de apostas com o resultado da Copa. Dizem também que pode ter sido a mando de narcotraficantes porque o Muñoz era guarda-costas de um dos membros de um poderoso cartel colombiano.
          Muñoz confessou o assassinato e foi sentenciado a 43 anos de prisão. Após 11 anos, ele foi solto por bom comportamento.
          Escobar lutava para melhorar a imagem do país e sua morte manchou mais ainda a fama de uma Colômbia violenta. Seu funeral foi assistido por mais de 120 mil pessoas e hoje ele é uma figura honrada em todo o país.
          Andrés Escobar conquistou a Libertadores de 1989 pelo Atlético Nacional e é um dos ídolos do clube.   


Com a camisa do Atlético Nacional 
Gols do jogo EUA x Colômbia

Mundial de Clubes 2008

          O Mundial de Clubes 2008 foi a quinta edição do torneio. Foi realizado no Japão e teve como campeão o Manchester United, da Inglaterra.

Participantes:
Gamba Osaka-JAP
Manchester United-ING
LDU Quito-EQU
Pachuca-MEX
Al Ahly-EGI
Adelaide United-AUS
Waitakere United-NZE

 

Tabela:
PLAY-OFF
Adelaide United 2x1 Waitekere United

QUARTAS DE FINAIS
Al Ahly 2x4 Pachuca
Adelaide United 0x1 Gamba Osaka

SEMIFINAL
Pachuca 0x2 LDU Quito
Gamba Osaka 3x5 Manchester United

Disputa do 5º lugar
Al Ahly 0x1 Adelaide United

Disputa do 3º lugar
Pachuca 0x1 Gamba Osaka

FINAL
Manchester United 1x0 LDU Quito (melhores momentos pela Fifa Tv)

A final:
          A LDU estava vivendo um momento mágico em sua história. Tinha conquistado a primeira Copa Libertadores para o futebol equatoriano, no Maracanã, após vencer o Fluminense. Agora era o primeiro equatoriano a disputar a final do Mundial de Clubes. Do outro lado, o multicampeão Manchester United, que tinha enfrentado o Palmeiras nove anos antes, em Tóquio. A LDU estava colocando dúvidas em seus torcedores e na imprensa por não atravessar um bom momento. O United tinha se classificado para as oitavas de finais da Champions League com duas vitórias e quatro empates. Também não estava muito bem.
          A LDU assustou no começo do jogo em uma cobrança de falta cruzada a meia altura. O zagueiro campos entrou cara a cara com Van der Sar, mas errou o chute. Wayne Rooney tentava de fora e de dentro da área, mas Cevallos, mesmo desengonçado, defendia. O time equatoriano fazia um bom jogo e conseguia trocar passes. Em uma bola dividida com Bieler, Vidic caiu e acertou uma cotovelada no argentino da LDU. O sérvio foi expulso e melhorou muito a situação da LDU.
Cristiano Ronaldo tentava de longe e a bola não entrava. A LDU finalizou duas vezes de fora da área com muito perigo e Van der Sar fez as defesas. Parecia que o título ficaria na América do Sul, mas Cristiano Ronaldo recebeu a bola na entrada da área e rolou na ponta esquerda para Rooney, que estava exatamente no bico da grande área e bateu colocado com força no canto do Cevallos. Gol do título do United!
 
Wyane Rooney (no meio) recebeu a bola de ouro, Cristiano Ronaldo (na esquerda) ficou com a bola de prata e Manso (na direita) ficou com a bola de bronze

O INÍCIO DE UMA ERA
Com o título da Champions League e do Mundial de Clubes, Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor do mundo pela primeira vez. Era só o início de sua era.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Mundial de Clubes 2007

          O Mundial de Clubes 2007 foi a 4ª edição do torneio organizado pela Fifa. Pela primeira vez teve sete participantes. Antes eram apenas os seis campeões continentais e nessa edição, a Fifa colocou o campeão do país sede, no caso, o Urawa Reds Diamonds, do Japão. O campeão foi o Milan, da Itália.
Os participantes:

Tabela da competição:
Sepahan 3x1 Waitakere United

QUARTAS DE FINAL
Etoile Du Sahel 1x0 Pachuca
Urawa Reds 3x1 Sepahan

SEMIFINAL
Etoile Du Sahel 0x1 Boca Juniors
Urawa Reds 0x1 Milan

DISPUTA DO TERCEIRO LUGAR
Urawa Reds 2x2 Etoile Du Sahel (4X2 nos pênaltis)

FINAL
Milan 4x2 Boca Juniors (Melhores momentos com o vídeo da Fifa)

A coroação do melhor jogador do mundo:
          O brasileiro Kaká coroou o ano de 2007 com o título do Mundial de Clubes. A Champions League tem um peso maior pela dificuldade, mas o mundial é especial. O melhor jogador e artilheiro da Liga dos Campeões foi o melhor jogador do mundial e da final. As grandes atuações no ano, renderam o prêmio de Melhor do Mundo ao brasileiro.


Seedorf, Kaká e Palácios