A Seleção Brasileira disputou seis jogos, venceu cinco e empatou um. O Brasil ficou no Grupo 4 com a Áustria, Inglaterra e União Soviética.
Campanha
Brasil 3x0 Áustria
Brasil 0x0 Inglaterra
Brasil 2x0 União Soviética
Quartas de final
Brasil 1x0 País de Gales
Semifinal
Brasil 5x2 França
Final
Brasil 5x2 Suécia
Os dirigentes da Seleção Brasileira esqueceram de mandar a numeração dos jogadores para a Fifa, que definiu a numeração dos jogadores. A camisa 10 ficou com Pelé, que eternizou o número como o número de todos os craques de cada equipe.
Pelé na final contra a Suécia |
Camisa azul
O Brasil deixou de usar a camisa branca depois que perdeu a Copa do Mundo de 1950. A camisa amarela passou a ser usada desde então. Em 1958, a seleção jogou os cinco jogos de amarelo, porém, o adversário da final era a Suécia, que também tem a camisa amarela e o calção azul. A Seleção Brasileira tentou argumentar para utilizar a camisa amarela e não usar a branca, mas foi decidido que quem jogaria de amarelo era a Suécia.
Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira, levava a imagem de Nossa Senhora Aparecida para todos os jogos e teve a ideia de jogar de azul.
Alguns integrantes da delegação foram comprar tecidos azuis na cidade de Estocolmo. Coube ao massagista Mário Américo e seu assistente Francisco de Assis arrancar os escudos das camisas amarelas e borda-los nas azuis.
Alguns anos depois, Zagallo disse: "Falaram que era o manto de Nossa Senhora, para quebrar aquela coisa se azar com a cor da camisa. Foi azul porque a Suécia jogava com camisa amarela. A camisa foi feita lá. Apenas o bordado foi tirado e colocado de improviso. Acabou sendo uma alegria para nós."
Nenhum comentário:
Postar um comentário