segunda-feira, 13 de julho de 2020

Maradona saindo de campo com a enfermeira na Copa do Mundo de 1994

Diego Maradona foi um dos grandes jogadores da história do futebol mundial e é tratado como um Deus na Argentina. Ele conquistou a Copa do Mundo de 1986 com o famoso gol de mão apelidado por ele como 'La Mano de Díos'.
Maradona é idolatrado por suas conquistas, mas tem um lado negativo na sua carreira: as drogas.

Ele foi pego oficialmente em dois exames antidoping. A primeira vez, Maradona estava no Napoli. Foi em março de 1991. O exame do argentino testou positivo para cocaína. A punição foi de 15 meses de suspensão. Essa sanção o deixou com sérios problemas, inclusive depressão e aumento no vício. É preso novamente um mês depois em Buenos Aires, também pelo uso de cocaína.

Sua passagem pelo Napoli terminou com sua saída conturbada. Quase 90 dias de batalha judicial e sua saída foi confirmada. Logo depois foi apresentado ao Sevilla. Acima do peso, não conseguiu ir bem. Diretores do clube contrataram detetives para descobrir se o craque estava saindo à noite. Após alguns desentendimentos no clube, ele acerta a volta à Argentina. O destino foi o Newell's Old Boys, clube de Rosário. A passagem no clube foi muito rápida por conta de lesões. Apenas cinco jogos oficiais e amistosos.

A depressão de Maradona só aumentou e ele não parava de engordar. A Copa do Mundo de 1994 estava chegando e em fevereiro daquele ano, um fisiculturista fez uma promessa para deixá-lo em forma. Promessa cumprida e o Mundial dos Estados Unidos chegou.

A primeira partida foi perfeita para ele. Vitória contra a Grécia por 4 a 0 com hat-trick de Gabriel Batistuta e um golaço dele. A comemoração desse gol ficou conhecida pelo mundo todo. Foi um grito de frente a uma câmera. Uma espécie de desabafo.

A Argentina derrotou a Nigéria no segundo jogo por 2 a 1. No fim da partida, uma enfermeira entrou em campo para chamar Maradona. Ele havia sido sorteado para o exame antidoping. A reação dele foi inesperada. Pegou a mão da enfermeira e, como dois namorados andando na rua, saiu de campo. O exame testou positivo para efedrina, substância encontrada em remédios para emagrecer. Como resultado, veio a suspensão do Mundial.

Saída de campo com a enfermeira após partida contra a Nigéria

A Argentina jogou sem ele contra a Bulgária. Perdeu de 2 a 1, mas a classificação aconteceu. O adversário das oitavas foi a Romênia. Mais uma derrota argentina, agora por 3 a 2, e eliminação.
Sem poder jogar, Maradona assume o Racing de Avellaneda como treinador. A passagem é curta. Apenas 11 jogos com duas vitórias.
A punição chega ao fim e ele retorna ao Boca Juniors em 1995, clube que jogou de 1981 a 1982. Não conseguiu títulos, mas se envolveu em mais uma polêmica. Rumores de que ele havia testado positivo em novo exame em 1997 fizeram com que ele desistisse e anunciasse o fim da carreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário