O Mundial de Clubes de 2010 foi a sétima edição do competição organizada pela Fifa. Sua sede foi nos Emirados Árabes Unidos e seu campeão foi o Internazionale de Milão
Clubes participantes:
Al Wahda-UAE
Hekari United (Papua Nova Guiné)
Seongnam Ilhwa-KOR
Pachuca-MEX
Internacional-BRA
Internazionale-ITA
TP Mazembe-COD
|
Localização das equipes participantes |
Tabela:
PLAY-OFF
Al Wahda 3x0 Hekari United
QUARTAS DE FINAL
Mazembe 1x0 Pachuca (
Gol do Mazembe contra o Pachuca)
Al Wahda 1x4 Seognam
Disputa do 5º lugar
Pachuca 2 (4) x 2 (2) Al Wahda (Pachuca venceu nos pênaltis)
Semifinal
Mazembe 2x0 Internacional (
Melhores momentos pela Fifa TV)
Seognam 0x2 Internazionale (
Gols da partida)
Disputa do 3º lugar
Internacional 4x2 Seognam (
Gols da partida)
Final
Internazionale 3x0 Mazembe (
Melhores momentos pela Fifa TV)
A ZEBRA
O Internacional chegou no Mundial de Clubes quatro anos depois de derrotar o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Deco e companhia.
Mundial de Clubes 2006
Em 2008, o Internacional enfrentou o Inter de Milão na final de um torneio em Dubai. O Colorado venceu por 2 a 1 e havia muita expectativa pela repetição desse encontro. A Inter de Milão vinha de um título de Champions League contra o Bayern de Munique e com Samuel Eto'o em grande fase.
Porém, foram outros africanos que causaram transtornos aos Colorados: o Mazembe.
O Mazembe é um grande clube da África e tinha jogado o Mundial de Clubes de 2009, ficando em penúltimo lugar, perdendo os dois jogos disputados para Pohang Steelers e Auckland City respectivamente.
Mundial de Clubes 2009
Em 2010, o Mazembe começou derrotando o Pachuca do México. O Inter foi o próximo adversário. Parecia um jogo protocolar, só para o Inter se classificar para a final. Os gaúchos foram para cima e finalizaram bastante, porém foram muitos gols perdidos e, no segundo tempo, o Mazembe abriu o placar com Kabangu. No fim da partida, Kaluyituka fechou o placar.
Momento surreal, mas aconteceu e um time africano chegava na final do Mundial de Clubes eliminando um grande do Brasil e da América do Sul.
|
Índio brigando pela bola contra jogador do Mazembe |
Quem chamou a atenção foi o goleiro Kidiaba. Após casa gol feito pelo Mazembe, Kidiaba sentava no chão e quicava. Essa comemoração ocorreu nas duas vitórias da equipe no Mundial de Clubes e é lembrada por gremistas até hoje.
|
Goleiro Kidiaba comemorando gol do Mazembe |
O Inter enfrentou na disputa do terceiro lugar os sul-coreanos do Seognam. Vitória tranquila por 4 a 2 e um final digno da camisa Colorada.
A FINAL
Pela primeira vez uma equipe sul-americana não chegava em uma final. Isso já havia acontecido com os europeus em 2000. Manchester United e Real Madrid ficaram de fora da final realizada no Maracanã por Vasco da Gama e Corinthians, na qual o Corinthians foi o campeão.
O Mazembe era o primeiro time africano e o primeiro time não europeu e sul-americano a entrar em campo em uma final de Mundial de Clubes.
|
Diego Milito tentando passar por jogador do Mazembe |
O Inter de Milão tinha um olhar mais atento para eles, mas sabia que se fizesse seu jogo iria ganhar. Logo aos 13 minutos, a Inter de Milão abriu o placar com Goran Pandev, após Eto'o sair da área, receber a bola pelo alto jogá-la por cima da defesa deixando Pandev sozinho com o goleiro Kidiaba. Um toque de bico no cantinho do goleiro congolês.
O segundo gol foi marcado por Eto'o aos 17 minutos do primeiro tempo. O Mazembe recuperou uma bola perto de sua área e tentou sair jogando a base de passes, mas faltava qualidade para eles e em dois passe errados, a Inter recuperou a bola com Javier Zanetti, que tocou para Cambiasso e devolveu para Zanetti em profundidade para o lateral argentino cruzar. A bola passou por todo mundo e encontrou Eto'o na entrada da área que bateu rasteiro no canto direito do goleiro.
O Mazembe saiu um pouco mais para o ataque no segundo tempo e ainda obrigou Júlio César a fazer uma defesa. Porém, o time era muito frágil e levou o terceiro gol após Kabangu tentar driblar dois perto da intermediária de defesa, tropeçar e cair. A bola sobrou com Stankovic, que fez um lançamento para Jonathan Biabiany sair de frente com o goleiro. Ele teve tempo para driblar Kidiaba e empurrar para as redes.
Vitória tranquila e o primeiro título da Fifa para a Inter de Milão.
|
Os três melhores da competição: Samuel Eto'o (no meio) foi o Bola de Ouro, Kaluyituka (na esquerda) foi o Bola de Prata e D'Alessandro (na direita) foi o Bola de Bronze |
|
Os brasileiros da Inter: Lúcio, Júlio César e Maicon. Philippe Coutinho também fazia parte do elenco, mas não jogou. Apenas viajou com o grupo |