Clubes participantes:
Al Wahda-UAE
Hekari United (Papua Nova Guiné)
Seongnam Ilhwa-KOR
Pachuca-MEX
Internacional-BRA
Internazionale-ITA
TP Mazembe-COD
Localização das equipes participantes |
PLAY-OFF
Al Wahda 3x0 Hekari United
QUARTAS DE FINAL
Mazembe 1x0 Pachuca (Gol do Mazembe contra o Pachuca)
Al Wahda 1x4 Seognam
Disputa do 5º lugar
Pachuca 2 (4) x 2 (2) Al Wahda (Pachuca venceu nos pênaltis)
Semifinal
Mazembe 2x0 Internacional (Melhores momentos pela Fifa TV)
Seognam 0x2 Internazionale (Gols da partida)
Disputa do 3º lugar
Internacional 4x2 Seognam (Gols da partida)
Final
Internazionale 3x0 Mazembe (Melhores momentos pela Fifa TV)
A ZEBRA
O Internacional chegou no Mundial de Clubes quatro anos depois de derrotar o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Deco e companhia.
Mundial de Clubes 2006
Em 2008, o Internacional enfrentou o Inter de Milão na final de um torneio em Dubai. O Colorado venceu por 2 a 1 e havia muita expectativa pela repetição desse encontro. A Inter de Milão vinha de um título de Champions League contra o Bayern de Munique e com Samuel Eto'o em grande fase.
Porém, foram outros africanos que causaram transtornos aos Colorados: o Mazembe.
O Mazembe é um grande clube da África e tinha jogado o Mundial de Clubes de 2009, ficando em penúltimo lugar, perdendo os dois jogos disputados para Pohang Steelers e Auckland City respectivamente.
Mundial de Clubes 2009
Em 2010, o Mazembe começou derrotando o Pachuca do México. O Inter foi o próximo adversário. Parecia um jogo protocolar, só para o Inter se classificar para a final. Os gaúchos foram para cima e finalizaram bastante, porém foram muitos gols perdidos e, no segundo tempo, o Mazembe abriu o placar com Kabangu. No fim da partida, Kaluyituka fechou o placar.
Momento surreal, mas aconteceu e um time africano chegava na final do Mundial de Clubes eliminando um grande do Brasil e da América do Sul.
Índio brigando pela bola contra jogador do Mazembe |
Goleiro Kidiaba comemorando gol do Mazembe |
O Inter enfrentou na disputa do terceiro lugar os sul-coreanos do Seognam. Vitória tranquila por 4 a 2 e um final digno da camisa Colorada.
A FINAL
Pela primeira vez uma equipe sul-americana não chegava em uma final. Isso já havia acontecido com os europeus em 2000. Manchester United e Real Madrid ficaram de fora da final realizada no Maracanã por Vasco da Gama e Corinthians, na qual o Corinthians foi o campeão.
O Mazembe era o primeiro time africano e o primeiro time não europeu e sul-americano a entrar em campo em uma final de Mundial de Clubes.
Diego Milito tentando passar por jogador do Mazembe |
O segundo gol foi marcado por Eto'o aos 17 minutos do primeiro tempo. O Mazembe recuperou uma bola perto de sua área e tentou sair jogando a base de passes, mas faltava qualidade para eles e em dois passe errados, a Inter recuperou a bola com Javier Zanetti, que tocou para Cambiasso e devolveu para Zanetti em profundidade para o lateral argentino cruzar. A bola passou por todo mundo e encontrou Eto'o na entrada da área que bateu rasteiro no canto direito do goleiro.
O Mazembe saiu um pouco mais para o ataque no segundo tempo e ainda obrigou Júlio César a fazer uma defesa. Porém, o time era muito frágil e levou o terceiro gol após Kabangu tentar driblar dois perto da intermediária de defesa, tropeçar e cair. A bola sobrou com Stankovic, que fez um lançamento para Jonathan Biabiany sair de frente com o goleiro. Ele teve tempo para driblar Kidiaba e empurrar para as redes.
Vitória tranquila e o primeiro título da Fifa para a Inter de Milão.
Os três melhores da competição: Samuel Eto'o (no meio) foi o Bola de Ouro, Kaluyituka (na esquerda) foi o Bola de Prata e D'Alessandro (na direita) foi o Bola de Bronze |
Os brasileiros da Inter: Lúcio, Júlio César e Maicon. Philippe Coutinho também fazia parte do elenco, mas não jogou. Apenas viajou com o grupo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário